quarta-feira, 13 de junho de 2007

E o espaço vivo continua...

Talvez você esteja se perguntando... "Espaço Vivo"????
O que ela quer dizer com isso???
Pois bem, caros colegas!!!!!
Ontem continuamos aquele espaço de discussão que falei na minha ultima postagem. Os temas foram: Impressos / Internet x Educação.
As abordagens seguiram a mesma tendência, visto que nos baseamos em um roteiro de pesquisa e elaboração: Origem, evolução, curiosidades, perspectivas educativas, etc. Como sempre, muito enriquecedor nosso encontro!!
Mas hoje quero me prender em dois aspectos que chamaram, em demasia, minha atenção. Primeiro é o tal "espaço vivo" que citei anteriormente. Ele é nada mais que a escola!!!
Como foi o ultimo dia de apresentação, acabamos juntando tudo que já tinha sido mencionado em outros encontros. Chegamos à conclusão que a escola é um verdadeiro espaço vivo de produção de cultura e conhecimento.
Veja bem... Eu falei de produção e não reprodução!!!!!!
O triste disso tudo é que o mundo evolui, as informações voam, a tecnologia caminha aceleradamente e a escola apenas reproduz!!!
Vimos, com bastante clareza, que todas as mídias são possíveis de serem produzidas na escola, entretanto, elas apenas as usam como "recurso" pedagógico, ou seja, no lugar de desencadear novas práticas, absorvem tudo que vêm.
Isso é preocupante???? E muito!!!!!
O outro ponto é a internet. Então volto à mesma questão: Não é porque se trata de um elemento tecnológico que vamos apenas introduzir tudo que encontramos.
É importante perceber que as tecnologias surgem para facilitar nossa vida, [CLARO!!!] mas não temos que ser apenas consumista e sim críticos diante do que aparece.
Tudo trás em si um caráter ideológico e o nosso papel é atuar nesse contexto no sentido de produtor também!!
Então fica ai para você refletir: Não tenha medo de construir... Crie, contribua e apareça. Lembre-se que a sociedade precisa do nosso posicionamento!!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigada pelas palavras sobre impressos pois trabalhamos muito para nos sairmos bem concordo com vc e estamos aqui pra mudar essa realidade.