Falar de inclusão hoje virou moda. O termo é bonito e nos remete à idéia de inserir no centro da sociedade que está na margem. Eis aqui o grande problema...
Se fizermos uma retrospectiva aos anos 70, podemos detectar a origem da grande problemática social e a inquietação das suas estruturas. A sociedades era dividida em classes sólidas, onde grupos lutavam por interesses comuns. A massificação das relações foi aparecendo, montes fragmentados e pessoas separadas do coletivo em brigas individuais. A grande questão é que não existe algo separado do todo, a sociedade encontra-se conectada.
Deparados com desigualdades de grupos norteados por uma noção vaga e indeterminda de exclusão, surge a necessidade de reverter. E em um mundo capitalista como o nosso, mascarar é a chave de tudo.
É aí que entra o "bendito" termo inclusão. Que sendo tão fraco e impreciso, podemos definí-lo como qualquer coisa: conceito, noção, discurso...
Encarar a inclusão como algo benéfico para o contexto social é buscar dinâmicas que mostrem como usar a tecnologia para melhorar a vida de cada pessoa. É tranformar a informação em conhecimento para promover aos indivíduos novos hábitos, costumes e comportamentos. É organizar sujeitos com objetivos comuns a fim de originar trocas e discussões interativas e sua própria auto-organização. Pois a inclusão precisa gerar transformação, participação, decisão, movimento e produção.
Incluir é, acima de tudo, BUSCAR ALTERNATIVAS!!!!!!
quarta-feira, 28 de março de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
É isso aí Fabiana.Não adianta falar sobre inclusão na teoria se ela não aconteçe realmente na prática.É preciso uma ação política muito eficaz para que a inclusão possa surgir de fato.A inclusão digital é um direito de todos, que precisa ser respeitado. Todos tem o direito de serviços e informações, através do manuseamento das novas tecnologias.
Pois é Fabi, o final de sua reflexão sobre inclusão me fez refletir sobre o conceito de educação: Educação é transformação, é amodificação do indivíduo para a sua melhoria e convivência com o próximo. É a construção do ser humano. Utilizar a inclusão digital como melhoria do ser humano na ampliação de seus conhecimentos, contribuindo para a humanidade é o verdadeiro sentido da inclusão.
Postar um comentário